Na matéria anterior apresentamos sobre 10 curiosidades da estévia e, desta vez, falaremos como a meditação pode fazer você emagrecer.

Meditar também é uma ferramenta útil para entender seus hábitos alimentares, que pode resultar na perda de peso. Esqueça as dietas e vamos fazer meditação para perder peso.

Meditar é uma prática que nos ajuda a conectar a mente e o corpo para atingirmos uma sensação de calma. A prática da meditação nasceu há milhares de anos como uma prática espiritual e hoje muitas pessoas meditam para reduzir estresse e buscar maior compreensão em seus pensamentos.

Para emagrecer não poderia ser diferente. Existem tipos de meditação para perder peso que são realmente eficientes. Quando passamos a pensar em nossos hábitos alimentares acabamos compreendendo nossos defeitos e necessidades e começamos a refletir sobre como podemos mudar esses hábitos.

Vamos agora saber mais sobre os benefícios da meditação para perder peso e começar a praticar hoje mesmo.

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Quais os benefícios da meditação para perda do peso?

Vamos com calma! A meditação não fará você emagrecer da noite para o dia, mas praticar pode nos trazer efeitos duradouros não apenas para o seu corpo, mas também, mas também para os seus padrões de pensamento.

Meditar nos traz uma variedade de benefícios. A chamada “meditação de atenção plena” é a mais útil para a focarmos na perda de peso. Mas o que é essa meditação?

A meditação de atenção plena consiste em 3 focos de atenção principais:

  • Onde você está;
  • O que você está fazendo;
  • Como você está se sentindo no momento presente.

Ao iniciar a meditação e atenção plena, você deverá reconhecer todos esses aspectos, ou seja, você deve tratar todas as suas ações e pensamentos apenas nos três focos acima e absolutamente nada a mais.

Faça um balanço entre os 3 focos, mas não tente classificar como algo bom ou ruim onde você está, o que você está fazendo e o que você está sentindo. Com o tempo e prática, isso fica muito mais fácil.

Meditar para perder peso não é algo a ser considerado como imediato, os benefícios aparecem a longo prazo.

Distinga a fome do estresse

Reconheça seus sentimentos e comportamentos pelo que são. Esse tipo de meditação é uma ferramenta para impedir que você cair naquele círculo vicioso de vergonha e culpa ao tentar mudar seus hábitos alimentares.

A meditação da atenção plena é útil para conter a alimentação emocional e relacionada ao estresse. Quando você se torna mais consciente de seus pensamentos e emoções, você reconhece que os momentos em que come é porque você está estressado ou ansioso, mas não com fome.

Perdoar-se impede você de enfiar mais ainda o pé na jaca, ou seja, exagerar com aquele pensamento “já estraguei a dieta mesmo”. Perdoe seus erros.

Como começar a meditação para perder peso?

Meditar não exige equipamentos, roupas ou aulas caras. A única coisa que a meditação exige é tempo.

Comece com 10 minutos diários, se não conseguir tente manter pelo menos dias alternados. Procure um local tranquilo, mas é importante que você saiba que com o tempo e prática é possível meditar em qualquer lugar.

Escolha a sua posição e comece concentrando-se na respiração, sentindo peito ou o estômago subir e descer. Sinta o ar entrar e sair. Preste atenção no sons da respiração. Faça por 2 minutos ou até sentir-se relaxado, acima de tudo.

Após relaxar, siga essas etapas:

  • Respire fundo. Segure por alguns segundos;
  • Expire lentamente e repita;
  • Respire naturalmente;
  • Observe a respiração quando ela entra nas narinas, levanta o peito ou move a barriga, mas não a altere de forma alguma;
  • Continue focando sua respiração por 5 a 10 minutos;
  • Você encontrará sua mente divagando, o que é completamente normal. Apenas reconheça que sua mente vagou e volte sua atenção para a respiração;
  • Ao começar a encerrar, reflita sobre a facilidade com que sua mente vagou. Então, reconheça como foi fácil voltar a atenção para a respiração.

Outras técnicas de meditação para perder peso

Além disso, temos outras dicas de técnicas de meditação de atenção plena para ajudar a emagrecer que pode ser aplicado no seu dia-a-dia. Confira:

Desacelere suas refeições: concentre-se na mastigação lenta e reconheça o sabor de cada mordida;

Encontre o momento certo para comer: evite comer em qualquer lugar ou durante várias tarefas, como comer enquanto trabalha na frente do computador – apenas pare para comer;

Aprenda a reconhecer a fome e a plenitude: Se você não estiver com fome, não coma. Se você estiver cheio, não continue. Ouça o que seu corpo está lhe dizendo;

Reconheça como certos alimentos fazem você se sentir: tente prestar atenção em como você se sente depois de comer certos alimentos, como quais fazem você se sentir cansado ou quais fazem você se sentir energizado;

Perdoe-se: você pensou que uma caneca de sorvete faria você se sentir melhor, mas não o fez. Isso está ok. Aprenda com ele e siga em frente;

Faça escolhas alimentares mais ponderadas: passe mais tempo pensando sobre o que você vai comer antes de realmente comer;

Observe seus desejos: desejando chocolate de novo? Reconhecer seus desejos pode ajudar a resistir a eles.

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