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Atualmente, a busca pela saúde e estética tem sido uma das questões mais abordadas nas rotinas das pessoas. Dessa forma, a qualidade de vida tem se tornado sinônimo de refeição saudável e exercícios.

Porém, as pessoas param esse processo nas primeiras etapas por falta de conhecimento ou perda da motivação. Desenvolvemos esta matéria para você encontrar conhecimento e organização na hora de preparar sua alimentação.

Contudo, um dos motivos que as pessoas admitem em não conseguir manter uma alimentação saudável é a falta de tempo ou a falta de criatividade. Quer saber como conciliar tudo isso? Nos acompanhe!

cuide se mais com uma alimentacao saudavel - Dicas de Como Organizar uma Refeição Saudável

Planejamento é essencial!

Em primeiro lugar, enfatizamos a organização, essencial para que se tenha um pouco mais de tempo para planejar sua dieta e ter uma qualidade melhor e uma alimentação mais distribuída.

Bom, mas como se organizar? A resposta é simples, basta planejar sua alimentação com um cardápio semanal. Dessa forma, você poderá se antecipar às receitas e o tempo para prepará-las.

Um exemplo é aproveitar o domingo para planejar seu cardápio semanal, adquirir os ingredientes para a receita e provavelmente, até consiga preparar o ambiente para executar as receitas.

Importante: O cardápio deve ser elaborado de acordo com as orientações repassadas pelo nutricionista. Por isso, salientamos que caso não tenha orientação de um nutricionista, busque primeiramente uma consulta para planejar uma dieta adequada.

Bases para uma refeição saudável

Saladas:

Primeiramente, as saladas devem ser feitas com alimentos que não componham as demais bases da refeição. Nesse caso as saladas podem classificadas em alguns tópicos, confira abaixo;

  • Folhas: alface, escarola, almeirão, rúcula, agrião, radicchio;
  • Legumes crus: cenoura, nabo, beterraba, rabanete
  • Legumes cozidos: beterraba, batata, cenoura
  • Outros: Queijo, frutas

Prato principal:

Diferente da salada, o prato principal exige elementos proteicos, onde a base deve ser composta com uma base de proteínas como o ovo, carne, frango e peixes. Dessa forma, a camada de proteínas fica estabelecida neste segmento.

Prato base:

Antes de tudo, muitas pessoas mistificam o carboidrato de em alguns casos até extinguem ele da dieta, o que é um erro, pois os carboidratos complementam todo o restante da refeição.

Algumas fontes de carboidratos são o arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinua, grão de bico, mandioquinha, batata, batata doce, são alguns exemplos.

Guarnições:

Contudo, as guarnições podem ser compostas de legumes assados ou a vapor. Outro ponto que destacamos é o equilíbrio na ingestão dos alimentos e dos nutrientes. Sendo assim, sempre ingerindo novos alimentos.

Algumas dicas de refeições saudáveis para a sua dieta

De antemão, separamos algumas sugestões para o cardápio semanal, onde há uma grande variação nos alimentos, saudáveis, saborosos e nutritivos. Confira!

Sugestão 1:

Nesta primeira sugestão, indicamos a carne seca acebolada, acompanhada de uma salada de alface com tomates e azeitona preta. Bem como, o arroz integral com brócolis e feijão e por último, a couve refogada.

Sugestão 2:

Do mesmo modo, a recomendação é o bife grelhado, salada de alface e azeitona preta. Acompanhado de arroz integral, feijão e pra finalizar o brócolis refogado com alho

Sugestão 3:

A base de proteínas a ser usada nesse prato é o peixe grelhado com molho de mostarda, como acompanhamento uma salada verde, tomate e beterraba. Juntamente com arroz 7 grãos, grão de bico e chuchu refogado.

Sugestão 4:

A princípio, a base do prato é o filé de frango grelhado, juntamente com a salada de folhas verdes, tomate e cereja. Além disso, o macarrão integral vem acompanhado com molho vermelho e brócolis.

Sugestão 5:

Para finalizarmos as sugestões em almoço, indicamos o omelete acebolado com tomate, com salada de folhas verdes, tomate e palmito. De acompanhamento temos arroz integral, brócolis, feijão e couve refogada.

Organize-se e prepare uma refeição saudável

Agora que repassamos essas informações importantes, já é possível se organizar para uma alimentação mais saudável e saborosa. Além do mais, salientamos que é de suma importância o acompanhamento de um nutricionista.

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